Casa de Joana

Logo Casa de Joana

O Centro Cultural Casa de Joana é uma Ong que nasceu da necessidade que artistas da cidade de Hortolândia sentiam de contribuir com o fomento da produção Cultural local, estadual e nacional, através da criação e manutenção de um espaço cultural para realização de oficinas, eventos direcionados a comunidade e produção de espetáculos teatrais. Desde 2006 a entidade conta com a participação voluntária de artistas de vários segmentos, que oferecem oficinas para a comunidade, Saraus culturais, eventos gastronômicos e literários, entre outros. O espaço oferece oficina de iniciação teatral, musica, dança e cursos de cinema, radio e gestão cultural, em sua maior parte gratuito e aberto a comunidade. Além das oficinas a casa realiza saraus, onde artistas locais e convidados se apresentam gratuitamente para toda a comunidade. Em 2010 a casa abriu espaço para o encontro "Acesso a Cultura Pela Sociedade", promovido pelo Ministério da Cultura, com apoio da Casa de Joana para debater o projeto de alteração na Lei de Direito Autoral no Brasil.

Em 2011 apoiou e deu suporte a realização do 3º Fórum Paulista de Teatro do Interior (FILGS), com presença de cerca de 60 grupos do estado de São Paulo.
Ainda em 2011, a Biblioteca da casa foi contemplada pelo Edital 03/2011 da Biblioteca Nacional para aquisição de acervos. O espaço de leitura já conta com um numero de exemplares totalmente montados com doações da comunidade, e membros da casa, tendo, portanto um dos maiores acervos de livros relacionados à arte.

O Centro Cultural Casa de Joana, já apoiou a montagem de 14 espetáculos, com circulação nacional e mais de 450 apresentações gratuitas em cerca de 25 cidades.

O Centro Cultural Casa de Joana também produz audiovisual, com artistas ligados a casa e convidados. Desde 2010 já produziu um vídeo, dois curtas metragens e um documentário de longa metragem no ano de 2014.

A Casa de Joana realiza anualmente a “Mostra Nacional de Teatro NaLona”, que reúne grupos do brasil inteiro em dez dias de apresentações, oficinas, e eventos abertos a comunidade de forma gratuita, sendo 2016 a sua quinta edição.

A Casa apoia também a realização do Curta Cenas Sumaré - Festival de peças curtas. Em 2014, realizou um projeto com a terceira idade de Sumaré/SP onde resultou um espetáculos teatral construído a partir da historia de vida dos idosos.

Em 2014 implantou a escola de Cinema e Comunicação, com cursos de direção, fotografia, roteiro, iluminação etc.. e o Centro de artes, escola de Teatro, dança e musica gratuita que atende toda a comunidade.

Em 2014 também foi vencedora do edital Nacional de ocupação do Céu Das Artes, tendo sido contemplado pela Funarte com uma das maiores notas.

A Casa de Joana também está presente em Bragança Paulista e Extrema/MG, onde realiza trabalho de suporte ao desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e adequação ao Plano Nacional de Cultura.

O Centro Cultural Casa de Joana é reconhecida de utilidade publica municipal desde o ano de 2011.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.